Perguntas e Respostas

psicologo tira nós

Tempo de leitura: 2 minutos

Paciente: “Sinto uma tristeza muito grande desde pequena, me acho inferior às pessoas e ultimamente me sinto mais sozinha que nunca e com muita vontade de chorar. Estou com depressão?

Dra Fabiana: “Realmente você precisa encontrar um espaço terapêutico tanto para poder falar sobre o seu sofrimento e dos fatores que que acredita influenciar seu estado de tristeza, mas também para poder entender os motivos que a fazem se manter dessa forma.

Falar é realmente a via possível, mas, compreender o sentido do que sente e o que seus sintomas querem comunicar é fundamental para sua mudança. É preciso falar, se ouvir e entender a si mesmo.

Como menciona ter sempre se sentido assim, perceba o quão todo esse tempo já lhe trouxe de prejuízos e se motive a se haver com isso.

Em termos de nomear se uma depressão ou não, pode sim se tratar de um distúrbio de humor persistente (distimia) ou de melancolia, porém, essa acentuação dos sintomas que reconhece nesse momento, pode estar somando a um episódio deprimido momentâneo. Sugiro, portanto, uma avaliação de tratamento combinado, médico e psicoterapêutico, como conduta mais assertiva no seu caso.

Paciente: “Gestação com TAG pode vir a causar abortos, partos prematuros devido às crises de ansiedade e pânico?”

Dra Fabiana: Bom dia, é muito importante passar por um acompanhamento psiquiátrico, nesse caso o médico receitará medicações que ajudarão no seu caso, levando em conta a sua gestação.

É fundamental também, fazer um acompanhamento psicológico para aprender a lidar com essa ansiedade.

A psicoterapia vai lhe oferecer um espaço de escuta e, nesse espaço, você se sentirá acolhida, vai aprender a identificar sentimentos que podem estar atrapalhando a sua vida e aumentando o seu sofrimento. Dificultando, dessa forma, suas relações e impedindo que possa viver com alegria.

A Ansiedade é um quadro que afeta o paciente de diversas formas. Além dos pensamentos e preocupações, na maioria das vezes, a ansiedade se manifesta através de sintomas físicos. Por isso, é fundamental que nesse momento de sua vida, você busque auxílio de diversos especialistas que possam lhe ajudar a passar pela gestação da melhor forma possível.

Busque a psicoterapia sim!

Atualmente tem-se estudado mais profundamente a relação da saúde da mãe e seus efeitos no feto e, mais futuramente, no bebê. Essas pesquisas apontam que, dependendo da severidade do sintoma, pode-se sim aumentar as chances de nascimentos prematuros assim como outros desfechos, por exemplo a diminuição do peso da criança.

Estresse e ansiedade estão entre os fatores que podem desencadear essas consequências.

Recomendo a consulta com profissionais de saúde mental para que a gravidez se dê da melhor forma possível tanto para a mãe quanto para o bebê.”